Our Blog

Os 10 museus mais lindos do mundo

O guia cultural Flavor Wire fez uma seleção dos museus mais incríveis do mundo e concordamos com eles! Trouxemos a vocês uma lista de lugares que valem uma visita pela arquitetura, arte e design.

O passeio começa no The Museum of Islamic Art, que fica em Doha, Qatar. O espaço foi construído sobre uma ilha artificial e abriga uma das coleções mais completas do mundo de artefatos islâmicos. Foi planejado por Pritzker Prize, que embarcou em uma viagem através do mundo muçulmano para captar a essência de sua arquitetura.

O resultado é um edifício minimalista de cinco andares e uma ala de educação de dois andares, com os padrões geométricos e detalhes estéticos da arte e da arquitetura do mundo muçulmano. No interior, um átrio arrojado e o teto abobadado feito de aço inoxidável é uma peça que chama a atenção.

Chora Museum, em Istanbul, na Turquia, é uma antiga igreja bizantina, situado dentro das muralhas da cidade de Edirnekapi. Observando a construção e sua localização atual é difícil imaginar que se tratava de uma área rural. Seus afrescos e mosaicos chamam muita atenção. Embora seja um pouco fora do caminho turístico de rotina, é visitado por turistas do mundo todo.

Visitar o Claude Monet’s House and Gardens, que fica em Giverny, na França, é como entrar em um dos quadros do pintor. O espaço começou a ser construído em 1883, quando Monet e sua família se estabeleceram em Giverny, há 88km de Paris. Um pomar foi criado e cercado por altos muros de pedra. Ao longo do tempo o artista fez um jardim cheio de perspectivas, simetrias e cores. A ponte japonesa e o jardim das águas merecem atenção especial.

The Natural History Museum de Viena, na Austria, foi inaugurado em 1889 pelo imperador Franz Joseph I após 18 anos em construção. Com estilo renascentista, envolve dois pátios retangulares e tem área total ocupado pelo edifício é de aproximadamente 8.720 m2. A evolução histórica da filosofia e da física foi retratada na parte exterior do museu através dos ornamentos esculturais criados por Gottfried Semper.

Fundado em 1794 por Catarina, a grande, o The State Hermitage Museum, em São Petersburgo, Rússia é um dos maiores e mais antigos espaços de arte e  cultura no mundo! A visitação pública teve início em 1853 e estão expostos mais de 3 milhões de itens distribuídos em seis edifícios históricos. As obras vem de várias partes do mundo, incluindo obras pré-históricas e objetos de cerâmica grega.

The Nelson-Atkins Museum of Art, localizado em Kansas City, no estado americano de Missouri, é conhecido por sua arquitetura neoclássica e extensa coleção de arte asiática. O museu foi construído no terreno de William Rockhill Nelson, editor do jornal Kansas City Star. Ele pediu que após sua morte todo o seu dinheiro fosse destinado à compra de obras de arte para exibição pública.

The Potala Palace, na cidade de Lhasa, Tibete era originalmente a residência de Dalai Lama. O Palácio simboliza o budismo tibetano e seu papel tradição tibetana. Fazem parte do complexo o Jokhang Temple Monastery e o Norbulingka. A beleza e a originalidade da arquitetura desses três locais, a sua rica ornamentação e a integração harmoniosa na paisagem fazem do lugar algo impressionante. Sem contar sua importância histórica e religiosa.

The potala palace,in Tibet of China

The Getty Center, em Los Angeles, na Califórnia, é um espaço moderno e clean. Seu foco são as artes visuais e realiza pesquisa, preservação, exibição e interpretação de obras de arte da mais alta qualidade. O Museu se esforça para oferecer aos seus visitantes acesso ao que há de mais inovador em termos de pesquisa na área. O J. Paul Getty Museum, no Getty Center, abriga pinturas européias, desenhos, esculturas, manuscritos, artes decorativas, e fotografias européias e americanos.

Museum Ann de Stroom (MAS), está localizado em Antuérpia, a segunda maior cidade da Bélgica. Display of Power, Metropolis, World Port e Life and Death são as quatro exposições permanentes do museu e exploram a ligação da cidade com o mundo. A arte e os elementos da cidade, que foi porto durante cinco séculos, são utilizados para construir histórias e narrativas.

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR. Único brasileiro, o museu projetado por Niemeyer também ganhou destaque na lista. Em seus mais de 17 mil metros quadrados, o espaço já recebeu obras de Roy Lichtenstein, Candido Portinari, Frida Kahlo, Martin Chambi, Antanas Sutkus, Antoni Tàpies, Salvador Dalí, Marc Riboud, Brassaï, Fernando Botero, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Di Cavalcanti, entre outros. No dia 26 de julho deste ano o museu abrirá a exposição “Modigliani, imagens de uma vida”, com 59 obras do artista italiano Amedeo Modigliani.

Read More

A Loja de Histórias de Pedrinho Fonseca

Algumas pessoas escrevem tão bem que uma entrevista vira um texto corrido com facilidade. Assim, o próprio Pedro Fonseca vai contar aqui a história da sua Loja de Histórias.

Depois de seis meses e mais de 8.500 imagens recebidas, a Loja de Histórias recebeu o convite da Elle brasileira para ser uma coluna na revista.

A Loja de Histórias nasceu em setembro de 2012.

A ideia era muito simples: fazer um projeto colaborativo onde as pessoas enviassem fotos, sem me contar nada sobre elas (e que não fossem autorretratos) e eu devolveria esse presente escrevendo uma história ficcional sobre essa imagem. Um ponto de vista novo, algo que pudesse não corresponder exatamente ao que havia acontecido no momento do clique, mas sim trouxesse um olhar diferente.

Veja também a lista de museus mais lindos do mundo.

O objetivo principal era formar uma pequena rede onde as pessoas não apenas compartilhassem uma foto. Mas, através das suas fotos, me ajudassem a estimular a leitura –escrever é meu ofício e estava um pouco longe dele nesta forma, autoral.

Queria muito voltar a escrever de forma útil. E a Loja de Histórias conseguiu ser um ambiente maravilhoso para esta troca. Imaginei que receberia cem, cento e cinquenta fotos, no máximo. Estou chegando a 9 mil recebidas.

Liguei para três amigos para falar do projeto. Pio Figueiroa, um dos sócios da Cia de Foto, um coletivo brasileiro que admiro demais. Thiago Marques, que clica por hobby (estava em Londres, achei que poderia enviar uma foto com um cenário intrigante –e foi exatamente isso que ele fez).

E Julia Caiuby, com quem já dividi um trabalho do qual muito me orgulho (o design para o livro do jornalista Lula Falcão, “Todo dia me atiro do térreo” – ela fez o clique da capa, maravilhoso).

Entrei em contato com os três, foram meus pontos de partida. Só que o projeto acabou chamando a atenção de muita gente, depois ainda mais gente, até que a média de visitas diárias ao site me assustou e chegavam cem fotos por dia. Aí vi que tinha muito trabalho pela frente. Uma delícia. A reação dos três foi muito parecida, pelo fato de serem amigos próximos.

Uma certa alegria em dar início e uma generosidade sem tamanho em fazer isso sabendo que se tratava de um projeto colaborativo, sem fins lucrativos. As imagens não têm um valor mensurável. São memórias e registros que jamais conseguiria avaliar, digamos assim.

Tenho uma gratidão enorme por cada pessoa que manda uma foto. Por isso procuro falar com todos, trocar ideias, conhecer pessoalmente. A Loja de Histórias é um projeto que me trouxe muita felicidade.

Não sei se escolhi cinco histórias “preferidas”, mas vou tentar lembrar, de cabeça, de algumas que me marcaram. Evgenia (com esse v, mesmo), história criada para uma foto magnífica do Bob Wolfenson. A trilogia Recados (que está no ar, no segundo episódio, a hora de ler é agora!) que tem, até aqui, fotos de Mariana Fonseca e Feppa Rodrigues.

E “Mas nunca morno”, uma história escrita para uma foto hipnotizante da fotógrafa Pétala Lopes.

Para uma foto muito emblemática feita pela jornalista Daniela Arrais, a história “Mais ou Menos”. Ah, tem uma que tem muita importância para mim. A história “Por que?”, escrita para uma imagem forte de Alice Renez Tay, fotógrafa de Singapura.

Por fim, uma imagem histórica que me foi gentilmente enviada por Adriana Bittar. Escrevi a história “Eles traziam espelhos” para ela. Não são preferidas, mas ao mesmo tempo, são.

Como imagino o projeto em 10 anos? Puxa vida, que pergunta difícil. Imaginei seis meses e tudo mudou, imagine dez anos. Vamos ao exercício. Imagino que o projeto seja 100% colaborativo, com fotógrafos e escritores convidados (e eu apenas fazendo a curadoria). Seria lindo.

Eu vivo de literatura. O projeto sou eu. Minha vida reflete exatamente o que está ali. Não acredito em ficção, no fundo. E, assim, talvez, muitas histórias verídicas estejam sendo construídas, ali, sem que eu mesmo saiba.

Tem um projeto novo  do qual me orgulho muito, também autoral: www.doseupai.com Outro que divido com uma fotógrafa amiga, a Camila Svenson, que é o www.precisodizerumacoisa.com

E recentemente teve a estreia de um projeto que talvez seja o maior desafio que já enfrentei, porque não tem a ver com as palavras, mas sim com as imagens. Fui convidado para colaborar no site A Pattern a Day com uma coluna onde sou fotógrafo –e não escritor. Peço desculpas por qualquer barbaridade cometida contra a luz, antecipadamente.

Read More